Cultura é o conjunto de sabedoria adquirida ao longo do tempo,seja por um povo,seja por uma nação ou por uma pessoa.
A cultura é uma "teia de significados", onde o homem é o tecelão compulsivo de si próprio. Ele contrói, apreende e interpreta a realidade a partir dos instrumentos que lhes são fornecidos pela cultura. Essas teias, onde se misturam pontos abertos e fechados, novos e antigos, e linhas de todas as cores, são a cultura. é a partir desse véu da cultura que vemos então as coisas, os outros e a nós mesmos.
Para o senso comum, cultura possui um sentido de instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.
Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?
Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura como um modelo a ser seguido por todos.
Olá Michele, que lindo a forma como você escreve, é uma menina muito inteligente e criativa, tem talentos extraordinários. Gostei muito do texto. Como voce gosta de ler posso tem emprestar um livrinho muito interessante chamado "o que é cultura", vai te ajudar muito.
ResponderExcluirUm grande abraço
Alysson Ericeira, como você, um contador de histórias.